Coreia do Norte celebra aniversário do Grande Líder com máscaras
Coreia do Norte celebra aniversário do nascimento de de Kim Il Sung, fundador do país, de forma modesta, ao contrário de outros anos, por causa da covid-19.
A Coreia do Norte celebra nesta quarta-feira, 15 de abril, o aniversário do nascimento de de Kim Il Sung, fundador do país. A celebração, porém, é contida, com poucos cidadãos, a usarem máscaras, e a depositarem flores diante da estátua do Grande Líder, em Pyongyang. O avô do atual dirigente, Kim Jong Un, nasceu há 108 anos. O dia 15 de abril é a data mais importante do calendário político do país, conhecido como Dia do Sol. Pyongyang anunciou medidas rígidas para combater a pandemia. A Coreia do Norte fechou as fronteiras e colocou milhares de cidadãos e centenas de estrangeiros em quarentena, embora insista que não registou qualquer caso da covid-19.
LEIA DEPOIS
Covid-19: Casal comemora 50 anos de casados nos cuidados intensivos
Aniversário do fundador da Coreia do Norte sem os habituais milhares de trabalhadores e militares
Os cidadãos de Pyongyang compareceram na colina de Mansu, onde ficam as gigantescas estátuas de bronze de Kim e do filho e sucessor, Kim Jong Il, para depositarem flores junto ao monumento. Desta vez, todavia, compareceram grupos muitíssimo mais pequenos do que em anos anteriores, quando milhares de trabalhadores e de soldados se reuniam numa celebração altamente coreografada. Numa faixa, estava a inscrita uma das palavras de ordem norte-coreana: «O grande presidente Kim Il Sung estará conosco para sempre».
LEIA MAIS
Trump ordena ter o nome dele impresso nos cheques-ajuda à covid-19
Siga a Impala no Instagram