Covid-19: 4 em cada 5 portugueses aprovam medidas do Governo
Mais de 80% dos Portugueses dão nota positiva à actuação do Governo, para fazer face à pandemia da covid-19 e índice de confiança no Governo está nos 71%.
Esmagadora maioria dos portugueses está ao lado do Governo de António Costa em período de atuação contra a covid-19. Para 82% da população, o Governo está a agir bem, conclui-se do Barómetro de Opinião COVID19 da Marktest. A pandemia provocada pelo coronavírus tem condicionado em muito o dia a dia dos portugueses. As notícias e as actualizações de informação sucedem-se ao minuto, comunicados e decisões vão sendo tomadas e os números não param de aumentar de forma vertiginosa. A aqui e por quase todo o mundo. O Barómetro de Opinião COVID19 da Marktest tem por isso objectivo ir acompanhando as opiniões dos portugueses, os seus comportamentos e as suas percepções face a este momento que o País e o mundo atravessam.
LEIA DEPOIS
Sara Esteves Cardoso | Como a relações públicas vive a quarentena
População mais jovem dá nota menos positiva ao Governo
De acordo com os resultados da sondagem, são os residentes nas duas grandes áreas urbanas do País, Lisboa e Porto, aqueles que avaliam de forma mais positiva a actuação do Governo. Mais de 89% destes atribuem nota positiva. O executivo liderado por António Costa regista um Índice Global de 72 pontos (numa escala de 0 a 100). Apesar de uma certa homogeneidade dos resultados alcançados, destaca-se o índice mais baixo, registado junto dos mais novos, 18/34 anos, e que é de 64 pontos, 8 pontos inferior ao total nacional.
Índice de transparência com valores muito positivos
O Índice de Confiança na Actuação do Governo atinge um valor de 71 pontos (numa escala de 0 a 100). Este dado e o anterior permitem concluir que os portugueses avaliam de forma positiva a actuação do executivo e sentem igualmente confiança. É junto dos residentes nas regiões da Grande Lisboa, Interior Norte, ambas com 73 pontos, e do Sul (75 pontos) que se registam os índices de confiança elevados. O Índice de Transparência do Governo na Informação que presta aos portugueses sobre o momento e as circunstâncias em que vivemos alcança um valor de 69 pontos.
LEIA TAMBÉM
As medidas de apoio do Governo às empresas e aos Recibos Verdes vistas à lupa
Dois terços dos portugueses receiam serem contaminados
As avaliações feitas sobre as áreas ministeriais da Saúde e da Administração Interna alcançam valores igualmente positivos, embora registando índices mais alinhados com o da transparência da Informação, ambas com 68 pontos. Estas avaliações positivas não inibem, ainda assim, o receio que 66% dos portugueses sentem, actualmente, em poderem ser contaminados pela covid-19. Apesar dos números indicarem que a incidência junto dos homens é superior à das mulheres, são estas que manifestam maior receio, 73%, face a 59% do grupo masculino. É sobretudo a população residente na região da Grande Lisboa a que manifesta maior receio de contaminação, 76%, face aos 66% do total nacional.
Nível de receio em vir a ser contaminado pela covid-19
LEIA MAIS
Padre norte-americano diz que coronavírus é «castigo» pelos casamentos gay
Leia a a sua revista sem sair de casa
Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador.
Eis os passos a seguir:
1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt
2- Escolha a sua revista
3 – Clique em COMPRAR
4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA
5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento
6 – Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!
E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.
Siga a Impala no Instagram