Covid-19: Rússia soma 19.905 casos nas últimas 24 horas

A Rússia registou 19.905 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, o maior número diário em quase quatro semanas, divulgaram hoje as autoridades sanitárias do país, onde decorrem até domingo eleições para o Parlamento.

Covid-19: Rússia soma 19.905 casos nas últimas 24 horas

A Rússia registou 19.905 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, o maior número diário em quase quatro semanas, divulgaram hoje as autoridades sanitárias do país, onde decorrem até domingo eleições para o Parlamento. De acordo com os dados oficiais, houve 791 mortes devido à doença no último dia, elevando o total de óbitos desde o início da pandemia para 196.626. A capital Moscovo, o principal foco da epidemia no país, somou 2.537 casos, o maior número diário em mais de um mês, e 42 mortes. “A situação permanece tensa porque estão a ser tratados mais de 700.000 pacientes, dos quais 162.000 estão hospitalizados”, afirmou o ministro da Saúde russo, Mikhail Murashko, à agência Interfax.

O Presidente russo, Vladimir Putin, que foi colocado em isolamento em 14 de maio devido a contacto próximo com pessoas infetadas, apelou hoje à revacinação. “Não devemos esquecer de nos revacinarmos a tempo”, afirmou o líder do Kremlin, numa reunião por videochamada com o governador de São Petersburgo, Alexandr Beglov. Putin disse que as pessoas infetadas com quem entrou em contacto foram vacinadas, mas não receberam doses de reforço a tempo. “As pessoas vacinadas que ficam infetadas superam a infeção bastante bem, sem grandes complicações”, acrescentou.

Segundo o Ministério da Saúde, até hoje, quase 47,5 milhões de russos receberam pelo menos uma dose da vacina e 41 milhões têm o esquema completo. A Rússia teve agora mais de 7,2 milhões de casos de covid-19 e ocupa o quinto lugar no mundo em termos de número de infeções atrás dos Estados Unidos, Brasil, Índia e Reino Unido. O país começa hoje a votar para as eleições legislativas, com mais de 110 milhões de pessoas chamadas a votar sendo que devido à pandemia de covid-19 as eleições vão decorrer durante três dias para evitar riscos de contágios nas assembleias de voto. Os russos vão eleger os 450 deputados da Duma, câmara baixa do Parlamento.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS