Dois soldados israelitas morrem em operação na cidade de Gaza
O exército de Israel anunciou a morte de dois soldados durante uma operação no bairro de Shejaiya, na cidade de Gaza
Telavive, 30 jun 2024 (Lusa) — O exército de Israel anunciou no sábado a morte de dois soldados durante uma operação no bairro de Shejaiya, na cidade de Gaza.
Num comunicado, as Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) disseram que os dois militares, de 20 e 21 anos, respetivamente, morreram na sexta-feira, em incidentes separados em Shejaiya.
O exército disse que a operação levou à localização de um armazém de armas numa escola e terminou com a morte de “numerosos terroristas”.
O anúncio surgiu um dia depois de as Brigadas Al Quds anunciarem um ataque contra soldados israelitas com uma bomba colocada em Shejaiya.
O braço armado do grupo palestiniano Jihad Islâmica afirmou ter lançado um projétil de morteiro contra uma concentração de veículos militares israelitas que entraram no bairro.
De acordo com o exército de Israel, a ofensiva terrestre contra o movimento islamita palestiniano Hamas na Faixa de Gaza causou até ao momento a morte de pelo menos 318 soldados.
A ofensiva foi causada por um ataque sem precedentes do Hamas em solo israelita, que levou à morte de 1.194 pessoas, na maioria civis, e ao rapto de 251 pessoas, 116 das quais estarão ainda detidas em Gaza e 42 já morreram, segundo Israel.
A ofensiva israelita na Faixa de Gaza causou até agora 37.834 mortos, a maioria dos quais civis, de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, liderado pelo Hamas.
A guerra provocou uma catástrofe humanitária no território palestiniano sitiado de 2,4 milhões de habitantes. Mais de metade dos habitantes foi deslocada e escasseiam a água, os alimentos e o sistema de saúde.
Dos 36 hospitais em Gaza, 32 foram atingidos pelos ataques e 20 estão atualmente fora de serviço, segundo dados divulgados na sexta-feira pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
VQ (SPC/DMC) // VQ
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram