Encontrada vala comum com 30 corpos no deserto na Líbia
A Agência de Combate à Migração Irregular no leste da Líbia anunciou hoje a descoberta de 30 corpos numa vala comum no deserto de Kufra, a segunda descoberta do género em menos de uma semana no leste do país.

“Descobrimos uma nova vala comum no deserto de Kufra (sudeste da Líbia), com cerca de 30 cadáveres. As buscas continuam e o número de corpos deverá ultrapassar os 70”, afirmou o presidente da agência, Mohamed Ali al-Fadil, nas redes sociais.
As autoridades líbias encontraram a vala comum no sábado à noite, após a detenção de quatro indivíduos, um dos quais de nacionalidade líbia, suspeitos de contrabando, assassínio e rapto.
Na quarta-feira passada, os corpos de mais 19 pessoas foram encontrados em valas comuns numa quinta utilizada por uma rede de contrabando e imigração ilegal no distrito de Al Wahat, no nordeste do país.
De acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Líbia, com uma população de sete milhões de habitantes, acolhe cerca de 720.000 pessoas de 44 países, maioritariamente do continente africano e um grande número do Sudão, que fogem dos conflitos armados através de Kufra, a zona fronteiriça entre os dois países.
O país do Norte de África é o principal ponto de partida no Mediterrâneo central na rota migratória para a Europa, de onde partiram 3.400 migrantes dos 3.580 que chegaram às costas italianas desde o início do ano, de acordo com a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Em janeiro, as autoridades líbias desmantelaram um grupo criminoso em Al Wahat que mantinha em cativeiro 263 migrantes da Eritreia e da Somália, exigindo o resgate das suas famílias em troca da sua libertação.
PM // ZO
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram