Indústria da siderurgia quer medidas rápidas para enfrentar tarifas dos EUA

Os representantes da indústria da siderurgia da União Europeia apelaram hoje à Comissão Europeia para implementar com celeridade as iniciativas para apoiar este setor, na sequência da guerra comercial iniciada pelos Estados Unidos da América.

Indústria da siderurgia quer medidas rápidas para enfrentar tarifas dos EUA

Em comunicado, o executivo comunitário anunciou que a presidente, Ursula von der Leyen, encontrou-se com representantes desta área para discutir as implicações e preocupações das tarifas ao aço, alumínio e produtos derivados, anunciadas na semana passada pelo Presidente dos EUA, Donald Trump.

“Os representantes da indústria agradeceram o plano de ação da Comissão Europeia para o aço e metais e o Pacto Industrial Verde (ecológico), e apelaram para uma implementação célere”, dá conta a nota divulgada.

Os representantes da siderurgia “demonstraram-se preocupados com as ramificações mais abrangentes das tarifas dos EUA, incluindo as consequências nos derivados”, e exortaram a UE a “apresentar novas medidas de defesa do aço — além das salvaguardas existentes, que expiram em junho de 2026”.

Entre as preocupações expressadas pelos representantes desta indústria está também a “diminuição dos volumes de sucata utilizados para reciclagem na UE”, pelo que pediram ao executivo comunitário dos 27 países “medidas efetivas” para manter estes volumes.

AFE // CSJ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS