Lula da Silva relança obra de ferrovia com 1.200 quilómetros no nordeste do Brasil

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, participou hoje do relançamento das obras da Transnordestina cujo projeto prevê a construção de 1.200 quilómetros de ferrovia no nordeste do país.

Lula da Silva relança obra de ferrovia com 1.200 quilómetros no nordeste do Brasil

Num breve discurso proferido na cidade de Iguatu, no estado do Ceará, o Presidente brasileiro afirmou que a ferrovia Transnordestina é “um dos projetos de infraestrutura mais importantes do país” e defendeu que, além de facilitar o escoamento da produção agropecuária e de minérios, também poderá ser usada no transporte de pessoas.

“O compromisso da empresa [responsável pela construção] é de que a gente pode terminar isso [a ferrovia] até o final de 2026 ou até o primeiro trimestre de 2027 (…). O Governo vai cumprir todos os acordos firmados e não vai permitir que faltem os recursos necessários para que a gente possa terminar essa ferrovia”, afirmou Lula da Silva.

O Presidente brasileiro ressaltou que a Transnordestina é importante não só porque a obra gera empregos e poderá diminuir os custos dos transportes de carga, mas também porque o Brasil é um país cujo transporte é feito maioritariamente pelo sistema rodoviário, mas precisa explorar outras formas de transporte.

Segundo Lula da Silva, o Brasil “tem que ter rodovias de qualidade, tem que ter ferrovias de qualidade, tem que ter hidrovias de qualidade”, porque precisa “ter um sistema intermodal de transporte para utilizar todo o potencial para transportar pessoas, para transportar carga e para baratear as coisas para o (…) povo”.

Num comunicado sobre o projeto, o Governo brasileiro afirmou que a Ferrovia Transnordestina, com 1.206 quilómetros, ligará, quando concluída, o interior do estado brasileiro do Piauí, a partir da cidade de Eliseu Martins, ao porto de Pecém, no Ceará.

O projeto também contempla o Ramal do Salgado, obra de 36 quilómetros ligada à transposição do rio São Francisco, e vai conectar a cidades de Cachoeira dos Índios, na Paraíba, a Lavras de Mangabeira, no Ceará, onde desagua no Rio Salgado.

A Ferrovia Transnordestina tem obras mais intensas atualmente no trecho entre Acopiara e Quixeramobim, no Ceará, onde estão a ser feitas obras de infraestrutura, como terraplanagem e drenagem, para, posteriormente, se iniciarem os trabalhos de superestrutura, de instalação de carris e travessas. 

O avanço da obra nesta região deve gerar mais 1,3 mil postos de trabalho, segundo o Governo brasileiro.

Até agora a obra gerou 3,8 mil empregos, entre diretos e indiretos, com mais de 90% de mão-de-obra local e, em 2025, o número pode subir para 23.200 empregos.

 O Governo brasileiro acrescentou que, no ano passado, o projeto recebeu investimentos de cerca de 269 milhões de reais (49 milhões de euros) nas obras, que hoje contam com uma evolução de 61% de avanço físico.

CYR // MLL

Lusa/Fim

By Impala News / Lusa

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