Maduro ordena mudanças no Estado Maior Superior das Forças Armadas da Venezuela

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou mudanças no Estado Maior Superior das Forças Armadas Bolivarianas.

Maduro ordena mudanças no Estado Maior Superior das Forças Armadas da Venezuela

Caracas, 15 out 2024 (Lusa) — O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou na segunda-feira mudanças no Estado Maior Superior das Forças Armadas Bolivarianas (FANB).

“Sob os carvalhos e o samán  [árvore local] da Academia Militar do Exército, ordenei mudanças no Estado-Maior das FANB”, afirmou Maduro numa mensagem publicada no canal Telegram, acompanha por um vídeo.

As alterações incluem a nomeação do major-general Alexis Rodríguez Cabello como diretor do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (SEBIN, serviço de informações), em substituição do general chefe Gustavo Enrique González López.

Também do major-general Javier Marcano Tábata como chefe da Guarda de Honra Presidencial e diretor da Direção-geral de Contrainteligência Militar (DGCIM, serviços de informações militares), em substituição do major-general Iván Hernández Dala.

“Ratifiquei o general chefe Vladimir Padrino López como Ministro do Poder Popular para a Defesa e o general chefe Domingo António Hernández Larez como chefe do Comando Estratégico Operacional” explicou o chefe de Estado.

Por outro lado, Maduro anunciou ter nomeado o major-general Johan Alexander Hernández Larez para o Comando Geral do Exército Bolivariano e o almirante Ashraf Andel Hadi Suleimán Gutiérrez para o Comando da Marinha Bolivariana.

O major-general Lenín Lorenzo Ramírez Villasmil vai comandar a Aviação Militar Bolivariana.

Foram ainda nomeados os majores-generais Elío Ramón Estrada Paredes e Orlando Ramón Romero Bolívar, para o Comando-geral da Guarda Nacional Bolivariana (polícia militar) e da Milícia Bolivariana, respetivamente.

Nicolás Maduro renovou também os encarregados pelas Regiões de Defesa Integral (REDI).

Os majores-generais Pedro Esteban González Ovalles, José Gregorio Martínez Campos, Royman Antonio Hernández Briceño, Jesús Rafael Villamizar Gómez, Dilio Guillermo Rodríguez Díaz, Juan Ernesto Sulbarán Quintero e Wilfredo Alexander Medrano Machado vão dirigir as REDI Ocidental, Los Andes, Los Llanos, Central, Capital, Oriental e Guayana, respetivamente.

Por outro lado, o almirante José Rafael Hernández Abchi será responsável pela REDI Marítima e Insular.

“Agradeço àqueles que desenvolveram o seu trabalho durante todo este tempo perante as importantes responsabilidades que desempenharam de forma impecável e desejo sucesso àqueles que são chamados a servir. A missão é a mesma: continuar a garantir a independência, a segurança e a paz, três bens primordiais da nossa querida pátria”, concluiu Nicolás Maduro.

FPG // CAD

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS