Mais de três mil mesquitas destruídas durante guerra civil na Síria

Mais de 3.100 mesquitas foram destruídas por ataques durante os quase 14 anos de guerra civil na Síria, sobretudo no noroeste do país, informou hoje o Governo sírio.

Mais de três mil mesquitas destruídas durante guerra civil na Síria

“Os comités concluíram uma contagem de todas as instalações destruídas, total ou parcialmente, que totalizaram mais de 3.100 mesquitas e 68 unidades educativas em toda a Síria”, indicou o porta-voz do Ministério das Dotações à agência de notícias Sana.

Ahmed al-Hallaq disse que a destruição foi causada por “ataques diretos ou como resultado da sua demolição deliberada, como foi o caso no sul de Idlib e nos arredores de Alepo”, duas províncias que eram o principal bastião da oposição antes da operação militar que derrubou o regime do Presidente Bashar al-Assad, em 08 de dezembro do ano passado.

A contagem começou no primeiro dia da libertação da Síria, segundo al-Hallaq, que observou que nenhuma província foi poupada à “grande destruição das estruturas das edificações religiosas”.

O porta-voz referiu que estão em curso contactos com parceiros e organizações para dar início à reconstrução dos templos e sugeriu que os deslocados e refugiados sírios poderiam participar neste processo como forma de os fazer regressar ao país.

A reconstrução da Síria, destruída por quase 14 anos de guerra civil, é um dos pilares da nova administração de Damasco, bem como o regresso de mais de seis milhões de refugiados espalhados pelo mundo.

O regime de Assad foi derrubado por uma coligação de grupos armados rebeldes, encabeçada pela Organização para a Libertação do Levante (Hayat Tahrir al-Sham, HTS), cujo líder, Ahmed al-Charaa, é desde a semana passada Presidente interino.

HB // SCA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS