Marcelo espera compromisso para reforçar estatutos dos bombeiros antes de nova tragédia

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou hoje, perante a ministra da Administração Interna, que espera um compromisso dos responsáveis políticos para reforçar estatutos e meios dos bombeiros antes de uma nova tragédia.

Marcelo espera compromisso para reforçar estatutos dos bombeiros antes de nova tragédia

Durante uma cerimónia de homenagem aos bombeiros falecidos em serviço, na sede da Liga dos Bombeiros Portugueses, em Lisboa, o chefe de Estado apontou a presença de Margarida Blasco como sinal de que a ministra “fará tudo para que o ano de 2025 seja melhor que o ano de 2024, e o de 2026 melhor do que 2025, naquilo que depender das suas decisões ou omissões”.

“Mas quer dizer que todos nós, os senhores deputados, os responsáveis a todos os níveis, todos nós faremos, cada qual na nossa posição, tudo a pensar nesses bombeiros. Não será necessário esperar a notícia de um drama ou de uma tragédia”, afirmou.

“Antes de haver o drama e a tragédia previne-se, cria-se condições, cria-se o ambiente, mudam-se as regras, reforça-se os estatutos, dotam-se os meios, alimenta-se esta mentalidade. É o nosso compromisso”, acrescentou o Presidente da República.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, tem havido na sociedade portuguesa “uma evolução na mentalidade” em relação aos bombeiros, com uma “preocupação acrescida quanto à criação das condições para que possam servir ainda melhor a comunidade”.

“Devemos isso também à comunicação social, devemos isso também aos responsáveis políticos: a noção de que é importante ter melhores capacidades, é importante melhor estatuto, é importante melhor enquadramento em aspetos fundamentais para a vida deles próprios, das famílias e das instituições. Isto foi uma revolução de mentalidade”, considerou.

No fim da sua intervenção, o chefe de Estado pediu a todos que olhassem para as medalhas pelos homens e pelas mulheres que morreram em serviço, 255 nos últimos 45 anos: “Não os podemos esquecer, não os podemos abandonar, não os podemos trair. É esse o nosso compromisso, sempre a pensar naquilo que é importante para Portugal”.

IEL // SF

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS