Milhares na manifestação da CGTP pela valorização do trabalho e das pessoas
Milhares de pessoas de todo o país participam hoje em Lisboa numa manifestação promovida pela CGTP em defesa da valorização do trabalho e dos trabalhadores.
![Milhares na manifestação da CGTP pela valorização do trabalho e das pessoas](https://www.impala.pt/wp-content/uploads/fly-images/128403/17897220-9999x9999-lt.jpg)
Milhares de pessoas de todo o país participam hoje em Lisboa numa manifestação promovida pela CGTP em defesa da valorização do trabalho e dos trabalhadores.
Uma faixa vermelha com a inscrição “valorizar o trabalho e as pessoas” abriu a manifestação, que começou às 15:30, no Marquês de Pombal, e termina na praça dos Restauradores.
As bandeiras vermelhas da CGTP e de sindicatos de vários setores de atividade afetos à central sindical dão cor ao desfile, que conta também com a participação de outras estruturas, como os trabalhadores da empresa Soares da Costa, o Movimento Unitário de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI) e a Comissão Coordenadora Permanente dos Sindicatos e Associações das Forças e Serviços de Segurança.
Alguns dos milhares de manifestantes empunham cartazes exigindo as suas principais reivindicações: “Salário mínimo de 600 euros em janeiro de 2018”, “Fartos de serem maltratados, trabalhadores exigem salários justos”, “posto de trabalho permanente = vínculo de trabalho efetivo”.
Ao som de tambores, os manifestantes percorrem a avenida da Liberdade, gritando palavras de ordem como “a luta continua nas empresas e na rua”, “é mesmo necessário o aumento do salário”, “igualdade salarial é urgente em Portugal”, “emprego estável sim, precariedade não”.
A central sindical marcou o protesto porque, embora reconheça que os trabalhadores já recuperaram parte dos rendimentos e direitos perdidos nos últimos anos, defende a necessidade de mais medidas que assegurem a melhoria das condições de vida e de trabalho dos portugueses.
O aumento geral dos salários, a fixação do Salário Mínimo Nacional em 600 euros em janeiro de 2018, o combate à precariedade, a revogação das normas gravosas da legislação laboral e a implementação de uma política que assegure a estabilidade no emprego e respeite os direitos dos trabalhadores de todos os setores de atividade, são as principais reivindicações da Intersindical.
No manifesto elaborado para o protesto de hoje, a CGTP reivindica também o combate às desigualdades sociais e à pobreza, a criação de emprego estável e com direitos e a regulação e redução dos horários de trabalho.
No final do protesto os manifestantes deverão aprovar uma resolução a defender aumentos salariais de pelo menos 4%, a reposição do direito de contratação coletiva, 25 dias de férias, o aumento das pensões e a despenalização das reformas com 40 anos de descontos para a segurança social.
Outros artigos em destaque
![«A escapadela que elas desculpam» há 120 dias](http://www.paraeles.pt/wp-content/uploads/2017/11/DestaqueParaElesLife-300x175.png)
![David Carreira está hospitalizado e é uma das 8 vítimas de um acidente com 3 viaturas](https://www.impala.pt/wp-content/uploads/2017/10/david-carreira-descoberta-a-nova-paixao-do-cantor-300x187.jpg)
![David Carreira ia ter com a ex-namorada, Carolina Loureiro, quando sofreu um acidente](https://www.impala.pt/wp-content/uploads/2017/09/david-carreira-e-carolina-loureiro-o-pormenor-que-passou-despercebido-mas-previa-o-fim-300x187.jpg)
![Os filhos de Marisa Cruz cresceram e estão irreconhecíveis](https://www.impala.pt/wp-content/uploads/2017/09/marisa-cruz-veja-como-estao-atualmente-os-filhos-da-apresentadora-300x187.jpg)
![Alana Martina: Filha de Cristiano Ronaldo já está em casa](https://www.impala.pt/wp-content/uploads/2017/11/alana-martina-cartas-preveem-o-futuro-brutal-da-filha-de-ronaldo-e-gio-300x187.jpg)
![](https://www.impala.pt/wp-content/uploads/2017/11/portal-2-300x175.jpg)
Siga a Impala no Instagram