Ministra diz que haverá relatório para saber se houve falhas no combate

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, recusou hoje responder se houve falhas no combate aos incêndios que lavram desde domingo nas regiões Norte e Centro de Portugal continental, afirmando que será elaborado um relatório.

Ministra diz que haverá relatório para saber se houve falhas no combate

“Ainda temos fogos neste momento, portanto, no final quando estivermos a fazer o rescaldo, quando se fizer o ponto da situação, faremos o relatório e, como sempre, apreenderemos e iremos e estaremos à vossa disposição para esclarecer se houve ou não houve falhas, se tudo correu bem, mas isso tem também o seu tempo”, declarou Margarida Blasco.

Ao quinto dia de incêndios, esta foi a primeira declaração pública da ministra da Administração Interna no âmbito de uma conferência de imprensa, na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, no concelho de Oeiras (Lisboa), para se fazer o ponto de situação às 20:00 do combate aos incêndios.

Questionada sobre se se sente fragilizada por este processo ter sido liderado pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, Margarida Blasco disse que “o senhor primeiro-ministro quando fala, fala em nome do Governo”, referindo que houve “um acompanhamento a par e passo da evolução desta tragédia” e “todo o Governo esteve informado desde a primeira hora”.

“As boas práticas aconselham a que não haja intervenções desnecessárias no terreno de operações, nem intervenções e presenças desadequadas, quer no teatro de operações, quer no contexto comunicacional, por ser o tempo de informar sobre os pontos de situação, de prestação de esclarecimentos e recomendações, oportunos e necessários, às populações”, reforçou.

Sobre a posição do presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes, que reclamou esta quarta-feira a demissão dos responsáveis pela coordenação técnica operacional na sequência das três mortes de bombeiros de Tábua, a ministra recusou comentar.

SSM/JRS // MCL

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS