Moscovo reclama conquista de territórios na Ucrânia desde janeiro

O Exército russo reclamou ter conquistado, desde janeiro, mais de 330 quilómetros quadrados de território na região ucraniana de Kharkiv.

Moscovo reclama conquista de territórios na Ucrânia desde janeiro

Segundo Moscovo, as tropas russas conquistaram 18 localidades em Kharkiv em 2025, disseram os oficiais do agrupamento militar Zapad (Oeste) ao Ministro da Defesa russo, Andrei Belousov.

Os combates prosseguem atualmente em quatro localidades, acrescentaram os oficiais.

As informações que foram divulgadas pelos militares através das redes sociais referem que os combates estão situados na periferia da cidade de Izium, onde viviam cerca de 50 mil pessoas antes da guerra.

Segundo as mesmas fontes, trata-se do principal alvo da atual ofensiva russa naquele setor da frente de combate. 

Por outro lado, a Ucrânia afirmou que a Rússia iniciou uma ofensiva nas regiões de Sumi e Kharkiv com o objetivo de criar uma zona tampão para manter a artilharia ucraniana afastada da fronteira.

Estes novos dados sobre as frentes de combate não foram confirmados por jornalistas ou entidades independentes. 

Entretanto, o Ministério da Defesa russo acusou a Ucrânia de “novas violações” no quadro da trégua relativa à proteção de instalações de armazenamento, produção de energia e oleodutos com ataques nas regiões fronteiriças de Kursk e Bryansk.

Os acordos entraram em vigor no passado dia 18 de março por um período de 30 dias.

O Ministério da Defesa de Moscovo disse ainda que além dos ataques a Kursk e Bryansk, “que deixaram alguns dos habitantes destas regiões sem eletricidade”, as forças ucranianas também atingiram instalações nas regiões de Lugansk e Zaporijia, anexadas por Moscovo em 2022.

Estas informações relativas aos ataques ucranianos ainda não foram verificadas por fontes independentes.

 

PSP // JH

Lusa/fim

 

 

 

 

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS