Netanyahu avisa Trump que os interesses de Israel irão prevalecer

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, manteve hoje uma conversa telefónica com o ex-Presidente norte-americano e candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, a quem reiterou que os interesses de Israel primam sobre as advertências dos Estados Unidos.

Netanyahu avisa Trump que os interesses de Israel irão prevalecer

“Israel tem em conta as questões que defende a Administração norte-americana, mas no final tomará as suas decisões em função dos interesses nacionais”, precisou hoje um porta-voz de Netanyahu.

No sábado, Trump confirmou, num encontro na Pensilvânia (EUA) ter falado com Netanyahu, após o ataque falhado com um drone, atribuído ao Hezbollah, contra a segunda residência do mandatário israelita, na localidade de Cesarea, no centro de Israel.

O republicano assegurou, no evento, que Israel se encontra “muito melhor do que há três meses”, graças ao primeiro-ministro israelita não ouvir o Presidente Joe Biden: “Se o ouvisse, [o país] não estaria nesta posição”.

Na quinta-feira, o Presidente norte-americano ligou a Netanyahu para o felicitar pela morte do líder do Hamas, Yahya Sinwar, e para discutir a possibilidade de aproveitar este momento para negociar a libertação dos reféns e um possível cessar fogo.

Após a morte de Sinwar, Netanyahu advertiu, numa mensagem de vídeo, que o país continua imerso na “guerra da ressureição” e, longe de mencionar um cessar fogo, sugeriu uma espécie de salvoconduto aos milicianos do Hamas que deixem as armas e devolvam os 97 reféns ainda detidos.

AH // MAG

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS