O que esperam os norte-americanos da nova era Trump
O que os norte-americanos mais esperam da nova era Trump na Casa Branca é que o presidente eleito vai controlar a imigração. No extremo oposto, não acreditam que seja capaz de ‘curar’ as divisões políticas no país.
A Gallup conduziu uma sondagem sobre o que os norte-americanos acham que o governo da nova era Trump deverá realizar nos próximos quatro anos. Quase sete em cada dez entrevistados (68%) dizem que o novo governo irá controlar a imigração. Os entrevistados eram menos propensos a dizer que Trump seria capaz de ‘curar’ as divisões políticas no país (apenas 33% acham que o seu governo será capaz).
Cerca de seis em cada dez entrevistados acham que Trump reduzirá o desemprego, manterá o país seguro do terrorismo e melhorará a economia. Pouco mais da metade (54%) acha que cortará impostos nos EUA e (51%) reduzirá a taxa de criminalidade. Apenas cerca de um terço (35%) dos entrevistados dizem que o governo da nova era Trump será capaz de melhorar a qualidade do meio ambiente.
A maioria dos entrevistados também diz que será incapaz de melhorar as relações raciais, a educação, reduzir substancialmente o déficit do orçamento federal, melhorar as condições para minorias e pobres ou reduzir os preços dos alimentos e de outros produtos. Como mostra o gráfico no final do artigo, um conjunto semelhante de perguntas foi feito aos eleitores dos EUA em 2016 sobre as expectativas na primeira vez que Trump assumiu o cargo. Entre as duas sondagens, a maior mudança foi em resposta à questão sobre se o governo manteria a nação fora da guerra (aumento de 17 pp).
Embora a população tenha respondido muito mais favoravelmente desta vez, apenas pouco mais da metade dos entrevistados (55%) considera que seja o caso agora. A maior queda no otimismo foi sobre se Trump será capaz de melhorar o sistema de saúde. Se, no ano 2016, 52% dos entrevistados achavam que conseguiria, apenas 40% pensam o mesmo agora, em 2024 (-12 pp).
Siga a Impala no Instagram