Operação Marquês: «Quero uma reparação por tudo», atira Sócrates
José Sócrates vai a julgamento por seis crimes: três crimes de branqueamento de capitais e três de falsificação de documentos. Antigo primeiro-ministro admite pedir indemnização: «Eu sinto-me com a tranquilidade dos inocentes e quero uma reparação por tudo».
O juiz Ivo Rosa começa a audiência por criticar as constantes violações do segredo de justiça deste processo. Afirma ainda que o combate à corrupção deve ser feito dentro das regras de um estado democrático “de forma a conseguir uma justiça penal livre de suspeitas“.
«Esta decisão não é a favor nem contra ninguém»
-
Ivo Rosa explica ainda que era impossível cumprir os prazos dada a dimensão do processo. “Este é o tempo dos tribunais”, diz o magistrado afirmando que abdicou de folgas e de férias para poder debruçar-se sobre ele.
“Esta decisão não é a favor nem contra ninguém“, prossegue Ivo Rosa que justifica uma vez mais o tempo que demorou: “As garantias são para todos e são aplicadas a todos sem exceção”, afirma, justificando que analisou todas as provas e que tomou uma decisão fundamentada.
Siga a Impala no Instagram