Oposição catalã anuncia boicote ao voto da moção independentista
Os líderes dos partidos da oposição no parlamento regional da Catalunha anunciaram que não vão participar na votação da moção apresentada pelos partidos separatistas propondo o estabelecimento de “uma República catalã como Estado independente”.
Os líderes dos partidos da oposição no parlamento regional da Catalunha (Parlament) anunciaram que não vão participar na votação da moção apresentada pelos partidos separatistas propondo o estabelecimento de “uma República catalã como Estado independente”.
A coligação de partidos independentistas Junts pel Si (JxSí, Juntos pelo Sim) e a Candidatura de Unidade Popular (CUP, extrema-esquerda separatista) apresentaram hoje uma moção propondo a constituição de uma “República catalã como Estado independente soberano, democrático e social”.
Logo após a entrega da moção, que tem de ser aprovada pela mesa do parlamento regional para ser votada, os líderes do Ciudadanos (Cs), do Partido dos Socialistas da Catalunha (PSC) e do Partido Popular da Catalunha (PPC) anunciaram que não participam na votação.
O líder nacional do Ciudadanos, Albert Rivera, escreveu no Twitter que o seu partido “não participará na votação ilegal da declaração secessionista”.
Xavier García Albiol, líder do PP catalão, escreveu, também naquela rede social:
“Vista a proposta de independência, atuaremos como sempre e não participaremos nessa votação”.
No mesmo sentido, o líder dos socialistas catalães, Miguel Iceta, frisou que o seu partido advertiu na quinta-feira para a necessidade de “evitar um erro espetacular” e, no entanto, os separatistas apresentaram esta proposta.
“Abandonaremos o hemiciclo”, assegurou.
Outros artigos em destaque
Siga a Impala no Instagram