Parlamento de Singapura dissolvido abre caminho a eleições gerais
O parlamento de Singapura foi hoje dissolvido, abrindo caminho para eleições gerais nas quais o Partido de Ação Popular (PAP), que governa o país há muito tempo, tentará fortalecer o seu domínio, sob o comando do primeiro-ministro Lawrence Wong.

O Departamento Eleitoral deve definir a data das eleições ainda hoje à tarde. A vitória está praticamente garantida para o PAP, que lidera Singapura desde sua independência, em 1965.
Wong, que tomou posse como quarto líder de Singapura em maio do ano passado, quer conquistar uma vitória mais robusta, depois de o PAP ter sofrido um revés nas eleições de 2020 devido ao crescente descontentamento dos eleitores com o Governo.
Wong sucedeu Lee Hsien Loong, que renunciou após duas décadas no comando do país.
A saída de Lee marcou o fim de uma dinastia familiar iniciada pelo seu pai, Lee Kuan Yew, o primeiro líder de Singapura que transformou a ilha numa das nações mais ricas do mundo durante os 31 anos que esteve no cargo.
Nas eleições de 2020, realizadas durante a pandemia de covid-19, o PAP manteve a sua maioria absoluta, com 83 dos 93 assentos parlamentares, mas perdeu lugares para a oposição, que aumentou representação parlamentar de seis para 10, a maior já registada.
SO // SB
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram