Partido moçambicano Renamo anuncia Conselho Nacional para convocar congresso eletivo
A Renamo, principal partido da oposição moçambicana, anunciou hoje a realização este mês do Conselho Nacional, para a convocação do congresso que vai eleger o sucessor do seu falecido líder Afonso Dhlakama, falecido em maio.
“Pelos estatutos do partido, o congresso é convocado pelo Conselho Nacional, que vai definir tanto a agenda como os parâmetros do congresso”, afirmou o porta-voz da Comissão Política Nacional da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Alfredo Magumisse.
O responsável fez o anúncio, falando em conferência de imprensa hoje em Maputo, para dar o ponto de situação dos preparativos para a eleição de um novo líder do principal partido da oposição.
Formalmente, prosseguiu, ainda não há candidatos à sucessão de Afonso Dhlakama, e caberá ao Conselho Nacional a indicação das diretivas que vão nortear a realização da eleição do futuro presidente do partido.
“A Comissão Política Nacional, através das delegações políticas do partido a todos os níveis, irá emanar orientações respeitantes aos passos que estão sendo dados para a realização da magna reunião, o congresso”, declarou Alfredo Magumisse.
O porta-voz da Comissão Política Nacional da Renamo enfatizou que à luz dos estatutos do partido os membros poderão exercer os direitos de eleger e ser eleito para assumirem e exercer as funções de presidente.
Alfredo Magumisse assegurou que o principal partido da oposição está comprometido com o alcance da paz efetiva e verdadeira reconciliação nacional.
A Renamo é dirigida interinamente por Ossufo Momade, deputado e membro da Comissão Política Nacional, na sequência da morte a 03 de maio do líder histórico do partido.
Afonso Dhlakama dirigiu a Renamo durante 38 anos, após suceder a André Matsangaíssa, que morreu em 1979.
Siga a Impala no Instagram