Pequim adverte OMC para séria ameaça para os países em desenvolvimento

O ministro do Comércio da China, Wang Wentao, advertiu a Organização Mundial do Comércio (OMC) de que o aumento das tarifas declarado pelos Estados Unidos representa uma séria ameaça para os países em desenvolvimento.

Pequim adverte OMC para séria ameaça para os países em desenvolvimento

Wang teve uma conversa telefónica com a diretora-geral da OMC, a economista nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala, na qual assegurou a vontade do seu país em salvaguardar um sistema comercial “aberto, abrangente, transparente, não discriminatório e multilateral”.

O ministro, por outro lado, denunciou que os Estados Unidos “tiraram esta crise tarifária do nada”, “numa prática típica de intimidação unilateral”, segundo a agência noticiosa oficial chinesa Nova China.

“Estas tarifas vão causar sérios danos aos países em desenvolvimento, particularmente aos menos desenvolvidos, e podem desencadear crises humanitárias”, alertou o ministro, antes de apelar a uma frente unida na OMC contra o “unilateralismo e protecionismo” atualmente representados pelos Estados Unidos.

Por seu lado, a diretora-geral da OMC lamentou que a escalada das tensões colocasse sérios desafios ao comércio mundial e ao crescimento económico e fez votos para que os países membros trabalhassem em conjunto para resolver as crises através do diálogo no âmbito da organização.

MC // JPS

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS