PM são-tomense em tripla mobilização de apoios nos Estados Unidos, Sérvia e Itália
O primeiro-ministro são-tomense iniciou hoje uma missão de mobilização de apoios para a consolidação da justiça, segurança e alimentação, respetivamente nos Estados Unidos, Sérvia e Itália.
A primeira paragem de Patrice Trovoada será em Nova Iorque, nas Nações Unidas, para uma reunião na Comissão de Consolidação da Paz, que em inglês é conhecida ‘Peacebuilding Commission’ onde vai advogar por mais apoios “para à Justiça e as questões ligas a segurança”
“Como todos sabemos o país precisa de meios humanos e financeiros para a consolidação do sistema de Justiça e também para melhorar tudo que tem a ver com a segurança”, apontou o primeiro-ministro, em declarações aos jornalistas no aeroporto de São Tomé.
Segundo Patrice Trovoada a participação do arquipélago nesta comissão surge na sequência dos acontecimentos de novembro de 2022 em que cinco civis assaltaram o quartel militar, numa ação considerada pelas autoridades como tentativa de Golpe de Estado, e que culminou com a morte de quatro dos assaltantes, com sinais de agressão e tortura, já depois de terem sido rendidos pelo exército.
“Embora esses mecanismos são sobretudo para países que saem de conflito, saem de guerra, mas [as Nações Unidas] acharam por bem São Tomé e Príncipe ir apresentar a situação de fragilidade nós temos a nível desses setores e vê se nós conseguimos apoios.
O destino seguinTE de Patrice Trovoada será a Sérvia para “visita de trabalho” para “aprofundar a relação bilateral” que começou com a agricultura, mas também no domínio da defesa em que já foi assinado um acordo sobretudo para dar “formação e algum equipamento” tem feito falta às instituições de força e segurança, nomeadamente policiais.
O primeiro-ministro que alargar a cooperação com a Sérvia também a “nível do comércio, através de linhas de crédito”, considerando que “é um país que tem uma exportação forte no domínio da agricultura”.
Vai participar na cimeira África-Itália a convite da primeira-ministra italiana Giorgia Meloni.
“A agenda de Roma tem questões bastante importante para nós, como a segurança alimentar, como as questões também de investimento privado e a Itália parece que está a desenhar uma agenda forte de cooperação com o continente africano e vamos ver como é que podemos de facto, encontrar algum interesse para o nosso país”, sublinhou Patrice Trovoada.
JYAF // RBF
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram