Presidente da Coreia do Sul nomeia novo chefe de gabinete após derrota eleitoral

O Presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, nomeou Chung Jin-suk como novo chefe de gabinete, no primeiro passo de uma remodelação do Governo depois da derrota nas legislativas de 10 de abril

Presidente da Coreia do Sul nomeia novo chefe de gabinete após derrota eleitoral

Chung, que cumpriu cinco mandatos como deputado, é considerado próximo do Presidente e tem experiência como assessor presidencial para assuntos políticos no governo do também conservador Lee Myung-bak (2008-2013).

O novo chefe de gabinete, de 63 anos, substitui Lee Kwan-sup, que pôs o cargo à disposição, juntamente com outros dirigentes, incluindo o primeiro-ministro, Han Duck-soo, na sequência do revés eleitoral.

Na semana passada, Yoon, no segundo ano do mandato de cinco, declarou-se culpado pela derrota da formação política que lidera, o Partido do Poder Popular (PPP), nas legislativas de 10 de abril, e prometeu uma remodelação governamental.

O PPP obteve 108 lugares em 300 na Assembleia Nacional, tornando Yoon no primeiro Presidente na democracia sul-coreana a não ter o controlo do parlamento em qualquer momento do mandato.

VQ (PL) // EJ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS