Presidente da Sérvia confia formação do novo Governo a aliado do Partido Progressista
O Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, confiou hoje a formação do novo governo, resultante das eleições legislativas de 17 de dezembro, a Milos Vucevic, um aliado próximo e presidente do Partido Progressista da Sérvia (SNS).
“Proponho ao parlamento da República da Sérvia Milos Vucevic como candidato ao cargo de presidente do Governo”, escreveu Vucic na sua conta pessoal da rede social Instagram.
A eleição de Vucevic para o cargo de primeiro-ministro será apenas uma formalidade, dado o SNS (direita nacionalista) ter maioria absoluta no parlamento (129 deputados em 250).
O SNS reivindicou a vitória nas eleições legislativas de dezembro, mas a oposição e os observadores internacionais denunciaram uma votação marcada por fraude e “compra de votos”, particularmente na capital sérvia, em Belgrado.
A eleição gerou uma série de protestos, tendo a oposição tentado tomar medidas legais para a anular, mas sem sucesso até agora.
Milos Vucevic, de 49 anos, nasceu em Novi Sad (no norte da Sérvia) e é advogado. Desde de outubro de 2022 que assume o cargo de ministro da Defesa.
Em maio de 2023, Vucevic assumiu formalmente a liderança do SNS, sucedendo no cargo ao atual Presidente sérvio, Aleksandar Vucic.
SVF // MAG
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram