Presidente norte-americano diz que guerra na Ucrânia acaba se preço do petróleo baixar
O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou hoje a Arábia Saudita e a OPEP a baixarem o preço do petróleo, argumentando que “se o preço baixasse, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia terminaria imediatamente”.
Dirigindo-se por videoconferência à elite política e económica reunida esta semana no Fórum Económico Mundial em Davos (Suíça), na sua primeira grande intervenção num palco internacional desde que regressou à Casa Branca, Trump disse ter ficado desapontado por Riade e a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) ainda não terem baixado os preços do petróleo, até porque tal teria pressionado Moscovo a pôr fim à guerra na Ucrânia.
“Vou pedir à Arábia Saudita e à OPEP que baixem o preço do petróleo. Têm de o fazer e, francamente, surpreende-me que não o tenham feito antes das eleições. Isso não mostrou muito amor. Já o deviam ter feito há muito tempo. São, de facto, muito responsáveis, até certo ponto, pelo que está a acontecer” na Ucrânia, disse Trump.
Ainda relativamente ao conflito na Ucrânia, o Presidente dos Estados Unidos, que tomou posse na passada segunda-feira, disse que a sua administração está a trabalhar com vista à paz, pois “é tempo de pôr fim” ao que classificou como “uma carnificina” que, disse, provocou já “milhões de mortos” de ambos os lados.
“Vou encontrar-me com o Presidente [russo, Vladimir] Putin em breve”, disse, sem dar mais detalhes.
ACC // PDF
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram