Presidente timorense nomeia António da Conceição novo embaixador na Suíça

O Presidente timorense, José Ramos-Horta, nomeou António da Conceição, conhecido como “Kalohan”, embaixador de Timor-Leste na Suíça, que terá como prioridade o trabalho junto das agências das Nações Unidas, sedeadas em Genebra

Presidente timorense nomeia António da Conceição novo embaixador na Suíça

“A prioridade principal será dar continuidade ao trabalho realizado pelos anteriores embaixadores em Genebra, relacionado com as Nações Unidas, as suas organizações e outras organizações internacionais sedeadas em Genebra”, afirmou aos jornalistas António Kalohan, após a cerimónia de nomeação, que decorreu no Palácio da Presidência, em Díli.

O novo embaixador indicou também que vai continuar o reforço das relações bilaterais com a Suíça, apesar de não existir cooperação oficial entre os dois governos.

“Continuaremos a promover os interesses que possam ser desenvolvidos com o Governo da Suíça. Contudo, segundo informações que recebi, o Governo suíço não tem cooperação oficial com o Governo de Timor-Leste, mas colabora com algumas organizações da sociedade civil no país, apoiando diversas atividades locais”, explicou António da Conceição.

O diplomata disse que continuará a promover questões relacionadas com os direitos humanos, a adesão de Timor-Leste à Organização Mundial do Comércio (OMC) e outros temas de relevância internacional.

António da Conceição destacou que o Presidente José Ramos-Horta o aconselhou sobre as prioridades relacionadas com a participação em eventos políticos em Genebra, destacando a necessidade de consultas com o chefe de Estado e o Ministério dos Negócios Estrangeiros para definir a melhor posição para Timor-Leste.

Atual deputado e secretário-geral do Partido Democrático (PD, no Governo timorense), António da Conceição tinha sido nomeado em dezembro de 2023 embaixador da Indonésia, mas acabou por ser exonerado e não assumir posto devido a um processo judicial no qual foi condenado, mas que, após recurso, culminou com a sua absolvição em abril de 2024.

DPYF/MSE // VQ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS