Primeiro chefe de Estado-Maior das Forças Armadas Angolanas afinal está vivo
O primeiro chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, general João Baptista de Matos, está vivo, divulgou a Televisão Pública de Angola (TPA), que cita fontes familiares para desmentir notícias da sua morte.
O primeiro chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, general João Baptista de Matos, está vivo, divulgou hoje a Televisão Pública de Angola (TPA), que cita fontes familiares para desmentir notícias da sua morte.
As informações sobre a suposta morte de João Baptista de Matos, de 62 anos, começou hoje a circular em Luanda nas redes sociais, tendo vários órgãos de comunicação social da imprensa local divulgado a notícia.
Na sua informação inicial, a Televisão Pública de Angola referiu que João Baptista de Matos tinha falecido, em Espanha, devido a doença prolongada.
“Tomamos conhecimento oficial por parte dos familiares que esta notícia não corresponde à verdade, o que aproveitamos esta oportunidade para em nome da nossa televisão pedir as nossas sinceras desculpas e reforçar que, de acordo com fontes familiares, que ele está em vida”, salientou.
Também uma nota de esclarecimento do Estado-Maior General das Forças Armadas de Angola, lida pela televisão pública angolana, sublinha que “é infundada e desprovida de verdade” as notícias que avançaram a morte do general João de Matos.
João Baptista de Matos, um dos mais conceituados generais das Forças Armadas Angolanas, que ajudou a criar, a 09 de outubro de 1991, liderou a força militar angolana enviada para a República Democrática do Congo, a pedido do então Presidente Laurent-Desiré Kabila, na guerra civil que atingiu o país vizinho, em 1998.
Foi chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas entre 1991 (antes das primeiras eleições angolanas) e 1999.
Clique para ler mais notícias em destaque
Siga a Impala no Instagram