Ucrânia: Programada para hoje operação de retirada de civis de Mariupol

A Ucrânia está a preparar, para hoje, a retirada de civis do complexo siderúrgico de Azovstal, na cidade portuária de Mariupol, totalmente cercada pelas forças russas.

Ucrânia: Programada para hoje operação de retirada de civis de Mariupol

Uma operação de retirada de civis ucranianos que se encontram nos subterrâneos da fábrica Azovstal, cercada pelas tropas russas na cidade portuária de Mariupol, está programada para hoje, “Uma operação destinada à saída de civis da fábrica pode decorrer hoje”, disse fonte do gabinete do presidente ucraniano, Zelensky.

Ucrânia: Guterres “em segurança”, mas “chocado” com bombardeamentos em Kiev
O secretário-geral da ONU que se encontra em visita a Kiev, “está seguro”, mas “chocado” após a capital ucraniana ter sido atingida por bombardeamentos russos no início da noite desta quinta-feira (… continue a ler aqui)

Centenas de civis ucranianos, entre os quais crianças encontram-se no interior da fábrica de aço Azvstal na cidade de Mariupol cercada pelas tropas da Rússia. Os últimos soldados ucranianos, incluindo membros do batalhão Azov, encontram-se igualmente sitiados nas instalações da fábrica, que tem uma extensão de 11 quilómetros quadrados.

De referir que, na quinta-feira, o chefe de Estado garantiu estar confiante no sucesso da tentativa de libertação dos civis, em colaboração estreita com a ONU e a Cruz Vermelha.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior. A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Impala Instagram


RELACIONADOS