Secretária de Estado da Igualdade sai por “razão pessoal de força maior”

O Presidente da República afirmou hoje que a secretária de Estado da Igualdade e das Migrações vai deixar funções “por razão pessoal de força maior” e que “não há nenhuma razão política” para a substituição.

Secretária de Estado da Igualdade sai por

Marcelo Rebelo de Sousa, que falava aos jornalistas, no Palácio de Belém, em Lisboa, afastou qualquer ligação entre a saída do Governo de Sara Abrantes Guerreiro e a recente polémica sobre o envolvimento de russos na receção a refugiados ucranianos: “Não, não. Infelizmente, foi uma questão pessoal de força maior”. Fonte do executivo já tinha adiantado que esta substituição “ocorre a pedido da própria” Sara Abrantes Guerreiro “e por motivo de doença”.

Para ler depois
Caso da Câmara de Setúbal enviado à Inspeção das Finanças
O caso da receção de refugiados ucranianos na Câmara de Setúbal por alegados defensores do regime russo foi enviado para a Inspeção Geral das Finanças (… continue a ler aqui)

O Presidente da República reforçou que esta saída do Governo não tem “nada, nada” a ver com a polémica sobre o acolhimento de refugiados ucranianos, “é por uma razão pessoal, não há nenhuma razão política”. Sara Abrantes Guerreiro vai ser hoje substituída no cargo de secretária de Estado da Igualdade e das Migrações por Isabel Rodrigues, que irá tomar posse às 19:00 no Palácio de Belém, anunciou a Presidência da República, através de uma nota.

Questionado sobre o motivo para esta substituição, apenas cerca de um mês depois da posse do XXIII Governo, o chefe de Estado respondeu que se deve a “uma razão pessoal de força maior que surgiu e, portanto, que obrigou a senhora secretária de Estado a pedir a demissão e a ser substituída imediatamente”. “Foi uma substituição imediata porque, como o senhor primeiro-ministro [António Costa], aliás, me fez saber, e eu percebi, é um pelouro hoje muito importante, ainda mais importante do que nunca, por causa dos refugiados vindos da Ucrânia. Portanto, houve que proceder imediatamente à assinatura da exoneração e à assinatura da nomeação”, justificou. Isabel Rodrigues, que irá hoje tomar posse como secretária de Estado da Igualdade e das Migrações, é atualmente deputada do PS eleita pelo círculo eleitoral dos Açores e está na Assembleia da República desde 2019.

Impala Instagram


RELACIONADOS