Seis bombeiros sofreram ferimentos ligeiros em Gondomar

Seis bombeiros sofreram hoje ferimentos ligeiros, tendo um sido transportado ao hospital, na sequência do incêndio que lavra em Jovim, em Gondomar, distrito do Porto, revelou em comunicado a autarquia.

Seis bombeiros sofreram ferimentos ligeiros em Gondomar

Fonte da autarquia revelou à Lusa que o bombeiro foi transportado para o Hospital Santo António, no Porto.

O incêndio teve início às 13:02 e, “por precaução, e no sentido de evitar a inalação de fumo, foi evacuado o Lar da Santa Casa da Misericórdia de Gondomar, tendo sido retirados 30 idosos. Os idosos foram transportados para o Multiusos de Gondomar, estando acompanhados pelos técnicos do próprio lar e pelos técnicos das áreas da saúde e da ação social da Câmara Municipal de Gondomar”, lê-se no comunicado.

Pela mesma razão, continua a nota de imprensa, “foram evacuados três estabelecimentos de ensino — EB1 de Ramalde (S. Cosme), EB1 de Aguiar (Jovim) e Jardim de Infância de Trás da Serra (Jovim), tendo, dos cerca de 100 alunos dos três estabelecimentos, 20 sido transportados para o Multiusos de Gondomar, tendo, entretanto, já sido recolhidos pelos encarregados de educação”.

Permanecem cortadas a Autoestrada 43 (Gondomar a Gens) e a Estrada D. Miguel (entre a rotunda de acesso à A43 e Jovim), lê-se no comunicado.

O município revela ainda que ardeu uma casa devoluta em São Cosme, freguesia vizinha de Jovim onde deflagrou o incêndio.

A contabilidade dos meios, segundo a câmara, assinala 243 operacionais envolvidos no combate às chamas (137 bombeiros voluntários, 80 militares da GNR, sete agentes da PSP, 15 da Polícia Municipal e quatro da empresa de proteção florestal AFOCELCA), apoiados por 37 viaturas e um meio aéreo.

O incêndio, sublinha o município, encontra-se em fase de evolução e com várias frentes ativas.

JFO // JAP

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS