Terroristas provocam fuga da população de aldeia em Cabo Delgado

Populares de Miangalewa, na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, relataram que um grupo armado de alegados terroristas atacou a localidade, levando à fuga dos habitantes locais

Terroristas provocam fuga da população de aldeia em Cabo Delgado

O ataque aconteceu por volta das 18:00 de quarta-feira (16:00 em Lisboa), deixando centenas de residentes em parte incerta, por receio.

“Houve ataque sim, os terroristas mais uma vez desafiaram as autoridades”, relatou à Lusa uma fonte a partir da sede do distrito de Muidumbe.

Não há relatos de mortes entre os populares, mas o ataque a Miangalewa, a quase 300 quilómetros da cidade de Pemba, além de motivar a fuga dos populares, condicionou o trânsito na Estrada Nacional 380, com dezenas de camiões parados na vila de Macomia.

“Estamos aqui desde ontem [quinta-feira], os terroristas atacaram Miangalewa. Estamos mal”, disse um camionista a caminho de Mocimboa da Praia, uma vila costeira no norte de Cabo Delgado.

Ao fim de quase 20 horas, o trânsito voltou a circular, após a intervenção das forças de defesa governamentais e congéneres do Ruanda.

Desde outubro de 2017, a província de Cabo Delgado, rica em gás natural, enfrenta uma rebelião armada com ataques reclamados por movimentos associados ao grupo fundamentalista Estado Islâmico.

O último grande ataque deu-se em 10 e 11 de maio, à sede distrital de Macomia, com cerca de uma centena de insurgentes a saquearem a vila, provocando vários mortos e fortes combates com as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique e militares ruandeses, que têm apoiado Moçambique no combate aos rebeldes.

 

RYCE // VQ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS