Transportadores polacos terminam três meses de bloqueios na fronteira com Ucrânia

Os transportadores polacos retiraram-se hoje do posto fronteiriço de Yagodin-Dorogusk com a Ucrânia, três meses após o início dos bloqueios em protesto contra os benefícios dos camionistas e dos produtos ucranianos no território da União Europeia.

Transportadores polacos terminam três meses de bloqueios na fronteira com Ucrânia

“De acordo com informações recebidas da Guarda de Fronteiras da República da Polónia, o protesto dos agricultores polacos em frente ao posto de controlo de Yagodin-Dorogusk, que decorria desde 09 de fevereiro, terminou”, lê-se num comunicado do Serviço de Fronteiras ucraniano.

Como resultado, as autoridades fronteiriças de ambos os países já começaram a registar a passagem de veículos de carga em ambas as direções. 

No entanto, há ainda dois outros postos de controlo na fronteira entre os dois países onde os transportadores estão a bloquear a passagem de camiões de mercadorias.

Há meses que os transportadores polacos iniciaram uma série de protestos nos postos fronteiriços com a Ucrânia, em sinal de protesto contra os benefícios dos colegas ucranianos e as mercadorias que exportam. 

Pouco tempo depois, os camionistas ucranianos tomaram a mesma medida para exigir a manutenção das isenções pautais para os seus produtos na UE.

A situação chegou a tal ponto que as autoridades ucranianas e polacas têm estado em contacto nas últimas semanas para resolver a questão. 

Varsóvia apelou aos camionistas para o levantamento dos bloqueios, mas Kiev considerou que não tinha sido feito tudo para pôr fim à situação.

 

JSD //APN

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS