Trump faz história ao ser o primeiro Presidente dos Estados Unidos a entrar na Coreia do Norte

Donald Trump tornou-se hoje no primeiro Presidente dos Estados Unidos a entrar em solo da Coreia do Norte, depois de cumprimentar o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Trump faz história ao ser o primeiro Presidente dos Estados Unidos a entrar na Coreia do Norte

Este foi o terceiro encontro entre os presidentes dos dois países, depois da cimeira histórica de Singapura em junho de 2018 e o encontro de Hanoi em fevereiro passado. «É um grande dia para o mundo», disse Donald Trump, este domingo, 30 de junho, depois de ter cumprimentado Kim Jong-un, cerca das 15:50 locais (07:50 em Lisboa).

O Presidente norte-coreano afirmou que espera «ultrapassar as barreiras» graças às ligações com Donald Trump. O encontro não será suficiente para solucionar o delicado ‘dossier’ nuclear norte-coreano, mas é simbólico para os dois países, que antes se ameaçavam de aniquilação mutuamente.

Trump afirma que este encontro «significa que queremos criar um novo futuro»

Este encontro, que ocorreu na vila de Panmunjon, onde foi assinado o armistício (entre as duas coreias) de 1953, «significa que queremos pôr termo a um passado infeliz e tentar criar um novo futuro», afirmou ainda o Presidente norte-americano antes de uma reunião privada com o homólogo norte-coreano.

Donald Trump disse que vai convidar o líder norte-coreano, Kim Jong-un, a visitar Washington. «Vou convidá-lo agora mesmo à Casa Branca», afirmou Trump, depois de se encontrar com Kim na fronteira entre as coreias e momentos antes de ambos iniciarem uma reunião privada junto da linha divisória e da zona desmilitarizada (DMZ).

LEIA MAIS
Assembleia Geral do Sporting suspensa após insultos dirigidos a Varandas

 

Impala Instagram


RELACIONADOS