Ucrânia: EUA rejeitam proposta da Polónia de entregar todos os seus caças MiG-29

Os EUA rejeitaram, em definitivo, a proposta da Polónia de entregar os seus aviões de combate MiG-29 ao Exército norte-americano, que depois seriam encaminhados para as forças ucranianas.

Ucrânia: EUA rejeitam proposta da Polónia de entregar todos os seus caças MiG-29

Os Estados Unidos rejeitaram hoje, em definitivo, a proposta da Polónia. De entregar os seus aviões de combate MiG-29 ao Exército norte-americano. Que depois seriam encaminhados para as forças ucranianas, revelou fonte do Pentágono. “Os serviços de inteligência acreditam que a transferência [das aeronaves MiG-29] para a Ucrânia pode ser percebida como uma vantagem [para o conflito]. E pode levar a uma reação russa significativa. Que aumentaria a perspetiva de uma escalada militar com a NATO”, sublinhou o porta-voz do Pentágono, John Kirby, em conferência de imprensa.

LEIA AINDA
Terceira Guerra Mundial deixará planeta inabitável durante milénios 

Na terça-feira, o governo polaco tinha manifestado a intenção de enviar todos os seus aviões de combate MiG-29 para uma base aérea dos Estados Unidos na Alemanha. Abrindo caminho ao uso dos aparelhos pelas forças militares ucranianas. Conforme solicitado pelo Governo de Kiev.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia. Que já causou pelo menos 406 mortos e mais de 800 feridos entre a população civil. E provocou a fuga de mais de dois milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU. A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional. Que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo. O Presidente russo, Vladimir Putin, justificou a “operação militar especial” na Ucrânia com a necessidade de desmilitarizar o país vizinho. Afirmando ser a única maneira de a Rússia se defender. E garantindo que a ofensiva durará o tempo necessário.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS