Ucrânia: Guterres pede em Moscovo um cessar-fogo o mais rapidamente possível

António Guterres pediu hoje um cessar-fogo na Ucrânia “o mais rapidamente possível”, ao chegar Moscovo, onde se vai encontrar com o líder russo, Vladimir Putin, para falar sobre a guerra.

Ucrânia: Guterres pede em Moscovo um cessar-fogo o mais rapidamente possível

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu hoje um cessar-fogo na Ucrânia “o mais rapidamente possível”, ao chegar Moscovo, onde se vai encontrar com o líder russo, Vladimir Putin, para falar sobre a guerra.

“O que mais queremos é encontrar os meios para criar as condições para um diálogo efetivo, para criar condições para um cessar-fogo o mais rapidamente possível”, afirmou Guterres antes de conversar com o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, após o que tem marcado um encontro com o Presidente russo, Vladimir Putin, no contexto da ofensiva russa em curso na Ucrânia.

Após a visita a Moscovo, Guterres irá ser recebido na quinta-feira, em Kiev, pelo chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Zelensky pede apoio de Portugal para aderir à UE e junto dos PALOP

O Presidente da Ucrânia pediu hoje insistentemente que Portugal apoie o processo para o seu país aderir à União Europeia e que use a sua influência nos países de língua portuguesa para estes estarem do lado dos ucranianos. “A Ucrânia já está a caminho da União Europeia (…) Quando essa questão for colocada, peço-vos, peço-vos mais uma vez, que nos apoiem nesse caminho”, insistiu Volodymyr Zelensky, que falava numa intervenção por videoconferência no parlamento português. Leia mais aqui

 Portugal preza aspirações europeias da Ucrânia, afirma Santos Silva
O presidente da Assembleia da República afirmou hoje que Portugal preza as aspirações europeias da Ucrânia, e não obstaculiza, antes favorece, processos de decisão em curso no sentido de apoiar cada vez mais este país (… continue a ler aqui)

 

Impala Instagram


RELACIONADOS