Ucrânia: PR desloca-se a Fátima para participar na consagração dos países em guerra
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou hoje que vai estar presente, durante a tarde de sexta-feira, na consagração da Rússia e da Ucrânia, em Fátima, para participar no “apelo à paz universal”.
“É muito importante que os vários responsáveis portugueses, que têm estado sempre alinhados continuem alinhados em relação à Ucrânia“, sustentou Marcelo Rebelo de Sousa, à chegada à Reitoria da Universidade de Lisboa, para intervir no colóquio “Primaveras Estudantis: da crise de 1962 ao 25 de Abril”. “Amanhã irei à consagração em Fátima, feita em simultâneo com a consagração pelo Papa Francisco, a meio da tarde. É, no fundo, uma consagração pela paz. E um apelo à paz universal”, prosseguiu o chefe de Estado. Completando que “o corpo diplomático também foi todo ele convidado”.
Da letra Z à Q: quando as letras se tornam símbolos políticos
A letra Z surgiu nos tanques russos e faz parte da guerra pela opinião pública que corre paralela à guerra real na Ucrânia. Afinal, qual a importância dos símbolos num conflito armado, como o atual (… continue a ler aqui)
Na sexta-feira, a Rússia e a Ucrânia, que estão em guerra há precisamente um mês, vão ser consagrados ao Imaculado Coração de Maria, durante a Celebração da Penitência. O Papa Francisco convidou bispos em todo o mundo a unirem-se para uma oração pela paz. A Celebração da Penitência tem início previsto para as 17h de Roma (18h em Lisboa), na Basílica de São Pedro. E a consagração terá lugar pelas 18h30 locais (19h30 em Lisboa), de acordo com a informação disponibilizado pela Vatican News, o portal de notícias oficial do Vaticano.
“É, no fundo, uma consagração pela paz. E um apelo à paz universal”
Os chefes de Estado e de governo dos países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) reúnem-se presencialmente hoje. Um dia depois do início da invasão da Rússia pela Ucrânia, 24 de fevereiro. E está prevista a participação, por videoconferência, do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Siga a Impala no Instagram