Ucrânia: Reino Unido anuncia sanções a mais oligarcas russos, incluindo Abramovich

O governo britânico anunciou hoje novas sanções contra sete oligarcas russos, incluindo o dono do Chelsea, Roman Abramovich, e o antigo sócio, Oleg Deripaska, com o congelamento de bens e proibição de viagens.

Ucrânia: Reino Unido anuncia sanções a mais oligarcas russos, incluindo Abramovich

Os outros sancionados, além de Roman Abramovich, são Igor Sechin, presidente executivo da petrolífera estatal russa Rosneft e Andrey Kostin, presidente do banco VTB. Bem como Alexei Miller, presidente da empresa de energia Gazprom. Tal como Nikolai Tokarev, presidente da empresa estatal russa de oleodutos Transneft. E Dmitri Lebedev, presidente do Conselho de Administração do Banco Rossiya.  No total, indica o Governo britânico, os sete possuem um património líquido coletivo de cerca de 18.000 milhões de euros. Além do congelamento de bens e da proibição de viagens para o Reino Unido, nenhum cidadão ou empresa britânica pode fazer negócios com eles.

LEIA AINDA
Terceira Guerra Mundial deixará planeta inabitável durante milénios 

“As sanções de hoje são o último passo no apoio inabalável do Reino Unido ao povo ucraniano. Seremos implacáveis na perseguição daqueles que permitem a morte de civis. A destruição de hospitais e a ocupação ilegal de aliados soberanos”, afirmou o primeiro-ministro, Boris Johnson. A ministra dos Negócios Estrangeiros, Liz Truss, disse que “as sanções de hoje mostram mais uma vez que oligarcas e cleptocratas não têm lugar na nossa economia ou na nossa sociedade”. “Com laços estreitos com Putin, eles são cúmplices da agressão à Ucrânia”, justificou.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia. Que causou pelo menos 516 mortos e mais de 900 feridos entre a população civil. E provocou a fuga de mais de 2,1 milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU. A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional. Que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Impala Instagram


RELACIONADOS