Ucrânia: Temos de estar preparados para “todos os cenários”
O ministro dos Negócios Estrangeiros alertou hoje que os países ocidentais e membros da NATO têm de estar preparados “para todos os cenários”, trabalhando ao mesmo tempo no plano da defesa e no das sanções económicas e financeiras.
“Temos que estar preparados para todos os cenários. Lamento dizê-lo, mas não posso dizer outra coisa: hoje temos que trabalhar com todos os cenários em cima da mesa porque o que acontece é que a ação de [Vladimir] Putin não apenas excede as suas palavras, a ação de Putin em cada momento está a exceder o máximo que prevíamos como possível nessa mesma ação”, sustentou Augusto Santos Silva, no dia em que Ucrânia foi invadida pelos russos.
LEIA TAMBÉM
OMS alerta para risco de catástrofe humanitária na Europa
Parlamento debate conflito na fronteira entre a Rússia e a Ucrânia
Na reunião da Comissão Permanente da Assembleia da República, que hoje debate o conflito na fronteira entre a Rússia e a Ucrânia, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros insistiu na necessidade de trabalhar “ao mesmo tempo em dois pilares”. “O pilar da nossa própria defesa, que passa pela nossa própria capacidade de dissuasão, e o plano das sanções económicas e financeiras propriamente ditas”, acrescentou. Santos Silva considerou ainda que “qualquer que seja o objetivo” da ofensiva russa, “ele é ilegítimo, é ilegal e é condenável”.
Siga a Impala no Instagram