UE considera “grande provocação” novo teste nuclear da Coreia do Norte

A União Europeia considerou uma “grande provocação” e uma “grave ameaça à segurança regional e internacional” o novo teste nuclear feito pela Coreia do Norte.

UE considera

A União Europeia considerou hoje uma “grande provocação” e uma “grave ameaça à segurança regional e internacional” o novo teste nuclear feito pela Coreia do Norte.

Em comunicado, a chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini, disse que o ensaio nuclear é uma violação “direta e inaceitável” das obrigações internacionais de Pyongyang, que não pode produzir nem testar armas nucleares, segundo as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

A chefe da diplomacia da União Europeia reiterou que a Coreia do Norte deve pôr fim a todas as atividades relacionadas com armas de destruição maciça e adiantou que, esta segunda-feira, se reúne com Yukiya Amano, o líder da Agência Internacional de Energia Atómica, para debater o tema.

A Coreia do Norte anunciou hoje ter testado, com sucesso, uma bomba de hidrogénio desenvolvida para ser instalada num míssil balístico intercontinental.

O anúncio do “total sucesso” do teste de uma bomba de hidrogénio, conhecida como ‘bomba H’, foi feito pela pivô da televisão estatal norte-coreana, horas depois de Seul e Tóquio terem detetado uma invulgar atividade sísmica na Coreia do Norte.

Segundo a KCTV, o ensaio nuclear, o sexto conduzido pelo regime de Pyongyang, foi ordenado pelo líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Este ensaio nuclear provocou reações adversas da comunidade internacional.

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) condenou o teste indicando que foi feito em “completo desrespeito pelas normas da comunidade internacional”.

Os governos da Coreia do Sul e do Japão anunciaram que vão solicitar uma nova reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Já o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou hoje três declarações na rede social Twitter a propósito do teste nuclear da Coreia do Norte.

“A Coreia do Sul está a compreender, como eu lhes disse, que a sua conversa de apaziguamento com a Coreia do Norte não funciona, eles só entendem uma coisa!”, afirmou no terceiro ‘tweet’ publicado.

Noutros comentários, Trump considerou que as ações da Coreia do Norte “continuam a ser muito hostis e perigosas” para os Estados Unidos e também “uma grande ameaça e fonte de embaraço para a China”.

Leia também:

Adolescente dá à luz na rua depois de centro saúde recusar atendê-la
Aquilo que todos os casais têm de fazer na cama
Esta menina foi raptada e colocada à venda porque a mãe cometeu um erro no Facebook
Esta menina foi raptada e colocada à venda porque a mãe cometeu um erro no Facebook
Georgina com as amigas em Ibiza exibe barriguinha
Georgina com as amigas em Ibiza exibe barriguinha
Rui Rodrigues tatua Elizabete no corpo, mas ninguém percebeu
Ronaldo e Dolores enfrentam drama do cancro

Impala Instagram


RELACIONADOS