Vietname reduz taxas alfandegárias para evitar tarifas dos Estados Unidos
O Vietname anunciou que reduziu as taxas alfandegárias sobre uma série de produtos, incluindo automóveis, gás liquefeito e alguns produtos agrícolas, em resposta à ameaça de tarifas mais elevadas por parte dos Estados Unidos

“A partir de 31 de março de 2025, certos artigos como automóveis, madeira, etanol, pernas de frango congeladas, pistácios, amêndoas, maçãs frescas, cerejas, passas, etc. estarão sujeitos a uma nova taxa preferencial de imposto de importação”, refere um comunicado publicado na segunda-feira à noite no portal de informação do Governo.
O comunicado refere que os impostos de importação sobre alguns automóveis serão reduzidos para metade e a taxa do imposto sobre o gás natural liquefeito descerá de 5% para 2%.
O anúncio surge após declarações do primeiro-ministro Pham Minh Chinh, em fevereiro, de que o país iria rever as tarifas para aumentar as importações dos Estados Unidos.
O Vietname é o país que tem o maior excedente comercial com Washington, a seguir aos excedentes da China, do México e da União Europeia.
O novo Presidente dos EUA, Donald Trump, começou a aumentar as tarifas sobre uma série de produtos e países, numa tentativa de reduzir o défice comercial dos EUA.
VQ // VQ
By Impala News / Lusa
Siga a Impala no Instagram