Wall Street negoceia em alta após divulgação de previsões do FMI

A bolsa de Wall Street negociava hoje em alta no início da sessão, no mesmo dia em que o Fundo Monetário Internacional (FMI) estimou um abrandamento no crescimento dos EUA para 1,8%.

Wall Street negoceia em alta após divulgação de previsões do FMI

Pelas 14:45 (hora de Lisboa), o índice Dow Jones crescia 1,52% para 38.747,94 pontos e o tecnológico Nasdaq valorizava-se 1,75% para 16.148,77 pontos.

Por sua vez, o índice alargado S&P 500 fixava-se em 5.208,71 pontos, mais 1,02%.

Na segunda-feira, a bolsa nova-iorquina encerrou em baixa, com o Dow Jones a perder 2,48%.

O FMI reviu em baixa as suas previsões para o crescimento da economia mundial, para 2,8% este ano, face aos 3,3% que apontou em janeiro, segundo o World Economic Outlook (WEO), hoje publicado.

Para 2026, o FMI estima um crescimento de 3%, inferior aos 3,3% que também estimava em janeiro.

“A rápida escalada das tensões comerciais e os níveis extremamente elevados de incerteza política deverão ter um impacto significativo na atividade económica mundial”, justificou, no documento.

O FMI projeta que o crescimento nas economias avançadas seja de 1,4% em 2025, estimando que “o crescimento nos Estados Unidos abrande para 1,8%”, um valor 0,9 pontos percentuais inferior “ao projetado na atualização de janeiro de 2025 do WEO, devido à maior incerteza política, às tensões comerciais e à menor dinâmica da procura”.

Também hoje o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, qualificou a Índia como um parceiro comercial e político ambicioso em contraste com o Ocidente, cujos líderes descreveu como inseguros.

Num evento na cidade de Jaipur, a cerca de 200 quilómetros da capital indiana, o governante norte-americano elogiou a Índia como um parceiro com interesses comuns no comércio e na segurança globais, argumentando que o futuro do século XXI “dependerá da força da parceria entre os Estados Unidos e a Índia”.

PE (ALN/RN/PL) // CSJ

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS