Polémica: População «chocada» com dança em igreja de Leiria
Um espectáculo de dança realizado na Igreja da Misericórdia, no centro histórico de Leiria, está a indignar católicos e políticos
Um espectáculo de dança contemporânea na Igreja da Misericórdia, no centro histórico de Leiria, está indignar a população local. Vereadores do PSD e a Diocese de Leiria-Fátima e da Santa Casa da Misericórdia de Leiria já manifestaram o seu desagrado em relação à peça artística. Católicos e políticos dizem-se «chocados».
LEIA MAIS: Catarina Martins garante que polémica com Ricardo Robles é «mentira»
A referida dança ganhou projecção quando várias fotografias do espectáculo foram divulgadas nas redes sociais. Segundo o jornal local Região de Leiria, a performance ocorreu em abril, inserida no Festival Metadança 2018.
«É um lugar profano, mas que ainda tem os símbolos de uma religião e choca ver jovens com vestimentas menos adequadas, em cima do altar, em posições que chocam para o contexto e para o espaço. As reações foram muito negativas e lamentamos que seja usado aquele espaço para este tipo de programa», garantiu o vereador Álvaro Madureira.
O espectáculo foi organizado com a autorização do vereador da Cultura, Gonçalo Lopes
«Eu que sou cristão, católico, não praticante, sinto-me ofendido por o senhor vereador da Cultura estar a tratar a Igreja da Misericórdia como um palco qualquer, como se não tivesse sido uma igreja, como se não estivesse lá um altar e as imagens religiosas», afirmou o vereador social democrata Fernando Costa.
Em declarações à publicação referida, a Associação Cultural Metadança explica que nunca houve uma intenção de gerar controvérsia ou de ofender qualquer religião.
A Igreja da Misericórdia deixou de ser utilizada como um lugar de culto desde 2014.
VEJA AINDA: Câmara de Sesimbra esclarece polémica sobre lava-pés «inútil» na praia [vídeo]
Siga a Impala no Instagram