7 experiências desumanas realizadas em judeus
Durante a Segunda Guerra Mundial, Josef Mengele, um médico do campo de concentração de Auschwitz fez experiências extremamente cruéis em dezenas de judeus. Eis as sete mais desumanas
Milhões de pessoas morreram durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Só o Holocausto – genocídio ou assassinato em massa de judeus – foi responsável pela morte de cerca de seis milhões de pessoas. As atrocidades cometidas pelo Homem neste período histórico foram bárbaras e muitas desumanas. Auschwitz – um dos maiores e mais atrozes campos de concentração da Alemanha Nazi localizado no sul da Polónia – foi palco de muitas destas crueldades. Josef Mengele, um dos médicos residentes em Auschwitz, ficou na história por utilizar judeus como cobaias em nome da ciência. Conhecido também como ‘Anjo da Morte’, este médico levava a cabo as mais desumanas experiências. Estas são as sete mais cruéis:
LEIA MAIS
7 fatos sobre a Internet que ia preferir não saber
1. Siameses judeus artificias
Mengele era fascinado por gémeos. Grande parte da sua investigação centrava-se em torno de irmãos idênticos. Uma vez, o médico pediu que lhe trouxessem dois irmãos gémeos para o laboratório. Um deles sofria de desvios na coluna, então, Mengele uniu ambos pelos pulsos e costas, criando uma espécie de gémeos siameses artificiais. Os irmãos acabaram por morrer pouco tempo depois da intervenção cirúrgica devido a infecções.
2. Injeções
Mengele desenvolveu umas injecções que continham uma mistela de produtos químicos. O objectivo desta solução era fazer com que olhos castanhos ficassem azuis (como os da raça ariana). Estas injecções foram administradas directamente nos olhos de crianças que contraíram infecções e morreram ou que cegaram.
3. Germes letais
Nesta experiência não havia sombra de dúvida que o resultado ia ser a morte da cobaia. Mengele expôs vários judeus a germes letais. O objectivo era estudar as reações do organismo humano infectado. Os nazis tinham grande interesse nas chamadas «armas biológicas».
LEIA TAMBÉM
O que significa uma fita amarela na coleira ou na trela de um cão?
4. Transfusões de sangue
Envolvendo novamente gémeos, o ‘Anjo da Morte’ queria avaliar como é que os irmãos recebiam o sangue um do outro. O médico fazia transfusões de sangue e anotava os efeitos. Geralmente, as reações começam por se manifestar em insuportáveis dores de cabeça e febres altas. Contudo, a maioria dos gémeos que passava por estas transfusões acabava morto.
5. Tempo de sobrevivência
Uma das experiências mais desumanas realizadas por Mengele foi ver quanto tempo é que um recém-nascido aguentava sem comer até morrer. O médico cortou os mamilos da mãe do bebé para ter a certeza que este não era alimentado.
6. Solidão
Mengele queria saber o que acontecia quando gémeos eram separados. Para avaliar os efeitos, o médico colocava dois irmãos gémeos em celas separados, onde estavam completamente sozinhos. A intenção era testar qual deles sobrevivia por mais tempo.
7. Mudar de sexo
Umas das pesquisas do ‘Anjo da Morte’ era compreender como é que o ser humano reagia quando passava por uma mudança de sexo. No entanto, eram raros os pacientes que sobreviviam à operação de mudança de sexo.
LEIA MAIS
Previsão do tempo para terça-feira, 24 de dezembro
«Ninguém é Pai aos fins de semana de 15 em 15 dias. É-se Pai todos os dias, toda a vida»
Siga a Impala no Instagram