Advogada ganha milhares com rede de tráfico de imigrantes ilegais

Marisa Monteiro tem 42 anos. SEF desmantelou rede no aeroporto.

Advogada ganha milhares com rede de tráfico de imigrantes ilegais

Marisa Monteiro, uma advogada de 42 anos, foi condenada a cinco anos de cadeia por 50 crimes de auxílio à imigração ilegal. De acordo com o Jornal de Notícias, o Tribunal de Lisboa deu como provado que a advogada cobrou aproximadamente 131 mil euros para ajudar mais de 100 pessoas, a maioria oriunda do Congo, Senegal, Gâmbia e Mali, a entrar e a permanecer de forma irregular em Portugal. A maioria das pessoas era menores e muitos deixaram o seu país para se constituírem.

Segundo a mesma publicação, a advogada fazia parte de uma rede de imigração ilegal que, entre os anos de 2015 e 2018, se decidiu a fazer chegar oriundos de países africanos à Europa, sendo Portugal a sua porta de entrada. Várias pessoas, entre as quais crianças mulheres e homens, eram angariados nos países de origem e viajavam para Lisboa. Chegados ao Aeroporto Humberto Delgado, mostravam documentos falsos, emitidos em nome de outras pessoas e acabavam retiros pelo SEF. Foi o SEF que desmantelou o esquema depois de descobrir que os imigrantes eram visitados pela advogada no Centro de Instalação Temporária do aeroporto.

O tribunal deu como provado que vários elementos da rede de tráfico “forneciam previamente à arguida informações detalhadas sobre a chegada de cidadãos estrangeiros, com a indicação precisa do número do voo, da data e da hora da chegada e dos seus nomes”, escreve o Jornal de Notícias.

 

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS