Agressor de Jorge Jesus e Bas Dost condenado a cinco anos de prisão
Ruben Marques tinha sido condenado a pena suspensa pelo ataque à Academia, mas Relação anulou decisão. Vai cumprir cinco anos de prisão efetiva.
Ruben Marques é “o mais afincado executor dos crimes” no ataque à Academia de Alcochete, que geraram “um repúdio social imenso e ficarão para a triste história do futebol português”.
É desta forma que o Tribunal da Relação de Lisboa descreve o agressor de Jorge Jesus e Bas Dost. Pelos seus atos, foi condenado a cinco anos de prisão efetiva, revertendo a suspensão de pena decidida pelo Tribunal de Almada.
A Relação acha “impressionante” o que Ruben fez, evidenciando “uma personalidade extremamente violenta”. Dizem os juízes que ele “foi por ali fora, brandindo o cinto, como um justiceiro de filmes de ação”.
“Podia ter atingido órgãos mais sensíveis, como os olhos ou a boca de alguém”, enunciam os magistrados, validando o que fora pedido, no recurso, pelo Ministério Público (MP).
Expressão «arruaceiros» causam indignação
Os juízes não poupam o jovem de 21 anos que, “como se tal não bastasse, tomando a dianteira do grupo de arruaceiros, vendo a primeira vítima no chão, ainda resolveu pontapeá-la ao longo do corpo”.
Tal como dá conta o JN, a expressão “arruaceiros”, está a causar indignação arguidos e advogados. Em sentido contrário, a Relação suspendeu a pena a um dos nove condenados a pena efetiva pelo Tribunal de Almada.
LEIA AINDA
Suspeitos de matar jovem de 15 anos em Palmela detidos pela PJ
Detidos são dois jovens com 17 e 18 anos e que viviam na mesma instituição de acolhimento que Lucas. (… continue a ler aqui)
Siga a Impala no Instagram