Albufeira instala 70 câmaras de videovigilância e reforça segurança

A instalação de 70 câmaras de videovigilância e o reforço de segurança são algumas das medidas da Câmara de Albufeira para moderar comportamento excessivos nas zonas de diversão noturna, ao abrigo de uma campanha que arranca hoje.

Albufeira instala 70 câmaras de videovigilância e reforça segurança

Em comunicado, a Câmara de Albufeira adianta que está a preparar um novo código de conduta, que estará concluído após o verão, prevendo-se também a realização de campanhas de promoção do destino e sensibilização, através de ‘mupis’, cartazes e uma brochura.

A criação deste código foi decidida pela autarquia do distrito de Faro no final de junho, em concertação com as forças de segurança e associações do setor turístico, na sequência de comportamentos excessivos de turistas ocorridos na Rua da Oura, que concentra boa parte dos bares da cidade.

Citado na nota, o presidente do município, José Carlos Rolo, afirma estar a trabalhar em diversas frentes com vista a “disciplinar” comportamentos no espaço público, de modo a que “a boa imagem de Albufeira seja reposta, quer para contentamento dos residentes, quer dos turistas”.

O autarca reconhece o problema da existência de determinados grupos, mas sublinha que “não se pode generalizar, pois o comportamento de alguns não pode significar a identidade de nenhum país emissor de turismo ou de mão-de-obra”, sendo “o turismo o cerne” da economia local.

Além da sensibilização nas ruas, está em curso uma campanha de promoção do destino, estando a ser revisto o projeto de alteração do regulamento municipal de ruído e decorrendo, também, procedimentos concursais para mais e melhor iluminação de determinados locais públicos, acrescenta a autarquia.

Na terça-feira, vai a reunião de câmara a proposta de revisão do regulamento municipal de funcionamento dos estabelecimentos, é ainda referido na nota.

“A imagem menos positiva de Albufeira tem que sofrer uma inflexão muito em breve e não vou permitir qualquer falta de respeito para com o nosso trabalho, nem pelo lazer dos nossos turistas, nem pelo trabalho de todos aqueles que em Albufeira vivem”, sublinha José Carlos Rolo.

O autarca pede também ajuda do Consulado Britânico, no sentido de serem implementadas ações, tal como noutros países, para garantir maior segurança e conforto aos turistas britânicos, “que também estão incomodados” pela generalização de uma “imagem menos boa da sua identidade”.

Na sequência destas ações, a ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, deslocou-se a Albufeira na sexta-feira, nomeadamente, à zona Oura e à baixa da cidade.

MAD // VAM

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS