O que acontece à Banca quando é apanhada numa espiral de medo?

Rumores de problemas num banco desencadeiam por norma corridas aos levantamentos também noutras instituições bancárias, criando um ciclo de feedback negativo de (supostos) problemas – fazendo disparar uma espiral de medo em toda a Banca.

O que acontece à Banca quando é apanhada numa espiral de medo?

O colapso do Silicon Valley Bank (SVB) e a crise mais ampla que se seguiu deixaram mais uma vez claro que o setor bancário é um jogo de confiança. Quando esta confiança é abalada e os clientes perdem a fé num Banco – ou em todo o sistema bancário –, é muito difícil evitar uma espiral descendente que pode levar ao desastre, ou seja, à falência de um ou mais instituições bancárias. A esta espiral que assola a Banca chama-se “índice do medo”.

Para ler depois
Baterias de trotineta, bicicleta e scooter são risco sério de incêndio
As baterias de trotineta, bicicleta ou scooter constituem sério risco de incêndio. Em Nova Iorque, no fim de semana, mais um grave incêndio deflagrou após a explosão de uma bateria de trotineta (… continue a ler aqui)

É frequente que rumores de problemas num banco sejam suficientes para desencadear uma corrida ao Banco, pois, quando afetados, entram num ciclo de feedback negativo de (supostos) problemas. Instala-se o pânico, causando levantamentos em massa, provocando ainda mais pânico, mais levantamentos e assim por diante.

O que fazer quando a Banca é tomada pelo índice do medo

Uma vez apanhados nesta espiral do medo, é apenas uma questão de tempo até que a Banca enfrente problemas reais de liquidez, forçando-a a vender ativos, muitas vezes com prejuízo, como foi o caso do SVB. Estas perdas pioram ainda mais a posição do Banco, causando mais pânico e mais levantamentos. o índice do medo dispara.

Sabendo que uma fagulha de pânico pode incendiar todo o sistema bancário, é compreensível por que o Fed, o FDIC e o governo federal tivessem intervindo nos EUA de forma tão decisiva, acalmando os clientes e prometendo liquidez adicional a outros Bancos que lutam para manter-se ‘vivos’ em face aos pedidos de levantamento. A intenção dos Bancos centrais é sempre, nestes casos, tentar restaurar a confiança no sistema bancário, conter o fogo antes que ele se espalhasse e evitar uma crise bancária total.

Infographic: Bank Runs: When Banks Get Caught in a Spiral of Fear | Statista

Statista

Junte-se a nós no Instagram

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS