Bancos já mudaram 5 vezes os preçários só na primeira metade do ano
A disponibilização do cartão de débito foi o que registou o maior aumento (16,7%) das comissões bancárias.
Os bancos portugueses fizeram, entre janeiro e o final e junho deste ano, 788 alterações aos preçários de comissões e despesas. O que significa que em média cada banco mudou os seus preços 5 vezes só na primeira metade do ano, segundo os dados publicados pelo Banco de Portugal, citados pelo Dinheiro Vivo.
LEIA DEPOIS
Previsão do tempo para esta sexta-feira, 27 de setembro
Cartão de débito foi o que registou o maior aumento
A disponibilização do cartão de débito foi o que registou o maior aumento (16,7%) das comissões bancárias. O valor médio cobrado é agora de 16,85 euros por ano. A comissão dos cartões de crédito subiu apenas 1,1%, mas os bancos pedem, em média, 17,63 euros pela sua disponibilização.
Levantar dinheiro ao balcão nos bancos custa agora mais 6,2% do que em janeiro
As comissões de manutenção de conta também aumentaram. Para as contas bancárias base, o aumento foi de 1,9%, com um valor médio de 64,4 euros anuais. Levantar dinheiro ao balcão custa agora mais 6,2% do que em janeiro. Ou seja, 3,94 euros. A transferência a crédito SEPA foi a que sofreu o maior aumento. Disparou em média 49% em seis meses. O valor médio cobrado pelos bancos por este serviço está em 0,59 euros.
LEIA MAIS
Dois trabalhadores soterrados em obra em Portalegre
Siga a Impala no Instagram