Crescente popularidade da boneca Barbie leva a explosão de lucros da Mattel
Interesse pela Barbie, outras bonecas e ursinhos de peluche disparou com a pandemia e mercado irá gerar cerca de 55,7 mil milhões de dólares em todo o mundo só neste ano.
Desde o lançamento, em 1959, a Barbie tornou-se na boneca mais universal de sempre. Tornou-se não apenas num ícone da cultura popular nas últimas décadas, como levou a fabricante Mattel a lucros astronómicos. Além disso, inspirou livros, videogames, programas de TV e filmes.
Para ler depois
Barbie confirma Dua Lipa no elenco e revela trailer
Em 21 de julho, a boneca icónica terá a sua primeira adaptação ao cinema, pela mão da realizadora Greta Gerwig e com Ryan Gosling no papel de Ken e Margot Robbie na interpretação de Barbie. Embora o impacto nas receitas da Mattel ainda não tenha sido determinado, a marca Barbie permaneceu uma constante na turbulenta última década da empresa.
Barbie renderá só neste ano 1,5 mil milhões de euros
Como ilustra o gráfico no final do artigo, as receitas da fabricante de brinquedos desceram drasticamente de 2013 para a frente, caindo de um total mundial de 6,5 mil milhões de dólares em vendas líquidas 4,5 mil milhões em 2018. Embora os anos de pandemia tenham ajudado na recuperação, a empresa ainda está algo longe dos antigos dias de glória. A marca Barbie conseguiu oscilar em torno mil milhões de dólares até 2018, quando as vendas voltaram a disparar.
O ano 2021 marcou o maior valor líquido de vendas desde 2013, com a receita a atingir 1,7 mil milhões de dólares em todo o mundo, equivalentes a 1,5 mil milhões de euros. De acordo com o Statista Market Insights, bonecas e animais de peluche irão gerar cerca de 55,7 mil milhões de dólares em todo o mundo só neste ano. Os maiores mercados para este segmento são China, Índia e Estados Unidos, com receitas de 12,4 mil milhões, 7,9 mil milhões e 6 mil milhões.
Statista
Junte-se a nós no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Siga a Impala no Instagram