Berardo vai manter condecorações
O Conselho das Ordens Honoríficas (COH) vai reunir-se no dia 20 de dezembro para decidir as sanções aplicadas ao empresário madeirense.
Joe Berardo deverá ser alvo de uma repreensão – em pessoa ou por escrito – e manter as condecorações que recebeu do Estado português, avança, esta sexta-feira, 29 de novembro, o Jornal Económico que cita fonte próxima do processo.
LEIA DEPOIS
Conselho reúne-se a 20 de dezembro para decidir futuro de Berardo
Segundo a mesma publicação, o Conselho das Ordens Honoríficas (COH) vai reunir-se no dia 20 de dezembro para decidir as sanções aplicadas ao empresário madeirense. Joe Berardo foi condecorado pelo Presidente António Ramalho Eanes com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique, em março de 1985, e depois com a Grã-Cruz da mesma ordem, em outubro de 2004, que lhe foi atribuída por Jorge Sampaio.
Ex-presidente da Assembleia da República propõe repreensão
O ex-presidente da Assembleia da República, Mota Amaral, propôs a repreensão – em pessoa ou por escrito – no relatório final. A mesma fonte revela ainda ao semanário que Berardo vai manter as condecorações uma vez que a irradiação dos quadros da Ordem tem-se aplicado a personalidades com penas de prisão superior a três anos.
O empresário madeirense pediu o arquivamento do processo de retirada de comendas instaurado na sequência da sua ida ao parlamento em 10 de maio, de acordo com o requerimento de defesa a que a Lusa teve acesso.
Texto: Jéssica dos Santos com Lusa
LEIA MAIS
Siga a Impala no Instagram