Billy Porter faz história como primeiro gay afro-americano a vencer Emmy
Para levar a estatueta para casa, Porter teve de bater concorrentes de peso, incluindo Kit Harington, da favorita «A Guerra dos Tronos»
O ator Billy Porter tornou-se o primeiro gay afro-americano a receber o Emmy de Melhor Ator em série dramática pela Academia de Televisão dos Estados Unidos, na 71.ª edição dos prémios Emmy. Na mesma categoria feminina, não houve a vitória histórica que se esperava: se Sandra Oh tivesse vencido, seria a primeira atriz de ascendência asiática a levar para casa a estatueta de Melhor Atriz em série dramática.
LEIA DEPOIS
Emmy 2019: Conheça a lista dos vencedores
Billy Porter distinguido pelo papel em «Pose»
No entanto, foi Porter quem fez história, ao ser distinguido pelo papel de Pray Tell que interpreta na série do canal FX «Pose», cuja ação mostra a subcultura da comunidade LGBTQ na Nova Iorque do final dos anos oitenta. «Tantas pessoas me ajudaram a chegar aqui ao longo do caminho», notou Billy Porter no discurso de vitória, depois de afirmar que «todos têm o direito» de andar no mundo e sentir que pertencem.
«Nós, como artistas, somos aqueles que mudam a estrutura molecular dos corações e mentes das pessoas que caminham nesta Terra», afirmou, terminando com um pedido que foi reiterado por outras personalidades ao longo da cerimónia: «por favor, não parem de dizer a verdade».
Porter bate Kit Harington
Para levar a estatueta para casa, Porter teve de bater concorrentes de peso, incluindo Kit Harington, da favorita «A Guerra dos Tronos», Jason Bateman, de «Ozark», Sterling K. Brown, de «This Is Us», Bob Odenkirk, de «Better Call Saul», e Milo Ventimiglia, de «This is Us».
Conheça a lista completa dos vencedores.
LEIA MAIS
Os portugueses são homofóbicos? «Sangue por todo o lado. Tudo por causa de um beijo»
Siga a Impala no Instagram